terça-feira, 16 de outubro de 2012

exposição Weaver Discos, do Weaver Lima, no Ecoa Sobral



O artista plástico cearense Weaver Lima abre hoje a exposição “Weaver Discos – Pop Descarado”, que reúne 15 capas de discos das bandas favoritas do artista, todas redesenhadas e estilizadas, multiplicadas em 300 peças de puro Pop Art.

Em 2002, o até então quadrinista, Weaver Lima, fazia sua estreia nas artes plásticas aqui em Sobral. Hoje, 10 anos depois, o artista plástico retorna à cidade com a exposição “Weaver Discos – Pop Descarado”, uma mistura de dois ingredientes amados por Weaver – Música e Arte. O resultado são obras de puro Pop Art. A exposição abre as portas pela primeira vez hoje, 16, a partir das 19h30min, na Ecoa. As obras ficam expostas até o dia 16 de novembro.
A exposição, segundo Weaver, é como se fosse a sua própria loja de discos em uma versão meio brega, como ele mesmo define. “A exposição tem o nome de “Weaver Discos” porque ela faz uma alusão a uma loja de discos. Aquela coisa meio popular, meio brega, que o cara colocava seu próprio nome na loja de disco. Na verdade é uma brincadeira com isso”, explica.
“Weaver Discos – Pop Descarado” reúne 15 capas de discos das bandas favoritas do artista, todas redesenhadas e estilizadas e multiplicadas em 300 peças, alterando as cores dos fundos. “Eu peguei as bandas que eu gosto e criei essas 15 capas fictícias, usando imagens de artistas que eu gosto também – quadrinistas, artistas plásticos, fotógrafos –. Eu refiz os desenhos através do meu traço e fiz alterações na imagem como as cores e o próprio desenho. Cada um desses discos traz essa informação de uma banda que eu gosto com um artista que eu gosto, unindo as duas coisas”, conta Weaver.
Pop Art é um estilo explícito nas obras, com os seus principais elementos de cores e formatos e, segundo Weaver, daí vem o subtítulo da exposição “Pop Descarado”. “É porque as obras são meio Pop. O subtítulo é uma maneira de acentuar que realmente é um Pop meio que se assumindo como Pop. Hoje em dia, com a história do contemporâneo, quebrou-se um pouco esses ismos na arte, é como se o Pop tivesse ficado uma coisa meio datada daquela época. Então a exposição é assumindo que é Pop mesmo. O que eu faço tem essa pegada de Pop Art”.
Musica e arte - Ingredientes perfeitos
O estilo eclético do artista conseguiu reunir várias bandas, uma mistura de estilos como punk, post punk, pop e alternativo, são elas: Kraftwerk, Second Come, Pixies, Smiths, R.E.M, Ramones, Joy Division, Radiohead, Velvet Underground, Beck, PJ Harvey, Jesus and Mary Chain, Nick Cave, Leonard Cohen e Tindersticks. Para descobrir qual banda é sugerida em cada obra, Weaver expõe alguns elementos que instigam a imaginação dos visitantes.
Dos artistas inspirados nas obras, Weaver buscou nomes importantes das artes plásticas, quadrinismo e fotografia. “Uma das grandes influências no meu trabalho é Roy Lichtenstein, que é considerado um dos papas da Pop Art. Para essa exposição eu acabei pegando artistas que eu sei que a imagem combina muito com a música. Aí eu fiz esse jogo. Quando eu crio uma capa fictícia eu estou ligando dois artistas que podem casar muito bem”, explica.
As histórias dos personagens usados na composição dos quadros também chamam atenção nas obras. Uma delas é a Luba, uma personagem de história em quadrinhos americana que anda com um martelo para se proteger dos homens em uma cidade selvagem.
Segundo Weaver, “as pessoas vão encontrar uma exposição com referências de cultura independente, música, quadrinhos e pop art. Visualmente vai ser muito interessante para quem gosta de artes visuais, pelo mosaico colorido que vamos criar aqui na sala. Acho que é a primeira vez que alguém vai usar essa sala da maneira como eu estou usando, ocupar a sala completa com os 300 trabalhos, é uma quantidade um pouco grande”. De Sobral a exposição segue para São Paulo.
Quando eu estava fazendo essa exposição, e quando a gente faz quase tudo da Monstra, a gente pensa muito em fazer uma coisa que a gente gostaria de ver. A primeira coisa é isso. Eu me diverti muito fazendo porque eu fiz realmente uma exposição do que eu gostaria de ver em exposição.
O Artista
Weaver Lima é cearense, autor de histórias em quadrinhos, curador e articulador cultural, sendo um dos mais atuantes artistas a produzir e discutir o meio cultural independente no Brasil. Desde 2002 o artista se dedica as artes visuais participando de diversas coletivas, dentre elas “Transfer”, “Goiânia Noise 15 anos”, 15 visões”, e “Pra Começo de Século”. Atualmente Weaver integra o Coletivo MONSTRA.
Coletivo MONSTRA
Formada por Weaver Lima, Franklin Stein, Everton Silva, Ise Araújo, Jabson Rodrigues, Lui Duarte, Mychel T.C. e Saulo Tiago os artistas do Coletivo MONSTRA mesclam desenho, ilustração, quadrinhos, além de em diferentes técnicas e suportes, como grafite, escultura, fotografia e experimentações em vídeo. O grupo se destaca no cenário cearense como um dos movimentos artísticos mais ativos do momento. A influência para a criação das obras vem da Pop Art e do movimento artístico Lowbrow.
“Esse ano trabalhamos para a Feria da Música. Foi o trabalho mais recente fizemos. Produzimos as camisetas, os pôsteres das bandas e, toda a identidade visual do evento. Atualmente estamos tentando fechar algumas exposições. Temos a exposição “13 obras que você não colocaria na sala da sua casa” que já aconteceu em Juazeiro do Norte, Fortaleza e Teresina. Deveremos expor em Recife no começo do ano. A ideia é rodar com ela por todo o nordeste”, conta Weaver.
A exposição “13 obras que você não colocaria na sala da sua casa” apresenta ao público quadros atípicos, trazendo imagens diferentes do que está habituado a ser utilizado na sala de um lar. A exposição é realizada em duas etapas. Na primeira, os trabalhos são espalhados em pontos da cidade, com a intenção de ver a reação das pessoas diante de uma obra de arte largada na rua. Na segunda etapa, as telas serão expostas na galeria e, caso o visitante se interesse por alguma delas, tem a liberdade de levá-la para casa gratuitamente. A exposição é uma ação conceitual desenvolvida com a intenção de discutir o tipo de produção artística que é “aceitável”, assimilada e considerada boa arte pela população.


Serviço:
Exposição Weaver Discos – Pop Descarado
Abertura: 16 de outubro de 2012
Horário: 19h30min.
Local: Ecoa (Travessa Adriano Dias, 135 – Centro)
Período: 16 de Out. a 16 de Nov.
Horário de Funcionamento:
Terça e Sexta:
de 8h às 12h e de 4h às 21h
Sábado:
de 9h às 12h e de 17h às 21h
Domingo: 17h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário