sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MUSEU MADI SOBRAL TERÁ NOVA SEDE EM 2012

Implantado nos jardins da margem esquerda do Rio Acaraú, no centro da cidade de Sobral, em local de fácil acesso público e estacionamento, compondo com a Biblioteca Pública Lustosa da Costa e com a Escola de Comunicação, Artes e Ofícios Augusto Pontes – ECOA um complexo cultural que dispõe de teatro, anfiteatro, oficinas de pintura, escultura, gravura, laboratório de restauro, salas de dança e restaurante, o Museu Madi Sobral terá a sua reconstrução iniciada no primeiro semestre de 2012.
O novo projeto, realizado pela mesma equipe que criou a sede anterior, os arquitetos Antônio Carlos Campelo, Nelson Serra e Neves e Aida Montenegro, com a colaboração de Samuel Gouveia, após ser visto em Sobral na abertura do espetáculo do cantor Lenine, em novembro, foi apresentado ao público de Fortaleza no estande do Museu na Casa Cor Ceará 2011.
A obra do Museu Madi prevê o aproveitamento da antiga estrutura em concreto do prédio anterior e contempla a criação de mais um pavimento para a área de exposições, a criação de um amplo espaço para o desenvolvimento de ações educativas e uma nova e arrojada coberta. As áreas administrativas, laboratórios e reserva técnica serão implantadas na vizinha ECOA, enquanto o novo prédio será prioritariamente para as exposições e convivências sócio-educativas.

HISTÓRICO DO MUSEU MADI SOBRAL
Após três anos de funcionamento, acolhendo milhares de visitantes, a sede do Museu Madi Sobral foi atingida por um desastre: uma cheia do Rio Acaraú que danificou de modo irreparável todo o seu sistema elétrico, de refrigeração e de ilumimação; arrasou todas as vedações externas em vidro; destruiu todo o seu sistema de arquivos. Somente a estrutura em concreto resistiu às águas.
O acervo foi retirado das dependências do Museu, já com a água invadindo o prédio e, na emergência, infelizmente, teve que ser manipulado por pessoas não qualificadas para esse serviço, o que provocou danos em algumas obras.
Somente agora, depois de concluir a construção do Açude Taquara, que dificulta a ocorrência de nova cheia no Rio Acaraú, foi possível à Prefeitura de Sobral desenvolver ações para a recuperação do prédio do Museu. Nesse sentido, através da Secretaria do Desenvolvimento da Cultura e do Turismo, a Prefeitura de Sobral contratou o curador Roberto Galvão para coordenar os trabalhos de reimplantação do Museu Madi Sobral, na margem esquerda do Rio Acaraú, a partir do que a pretende Prefeitura de Sobral pretende desenvolver um forte trabalho de divulgação do movimento Madi.






SOBRAL TRABALHA PARA RECUPERAR O MUSEU MADI
A Prefeitura de Sobral sabe que o Museu Madi é um patrimônio de enorme valor para a cidade e todo o Brasil. Por isso, trabalha para que o acervo que nos foi legado por mais de 60 artistas de 14 países esteja, em breve, disponível para o deleite de sua população dentro de perfeitas condições técnicas, permitindo aos sobralenses e visitantes a convivência com Arte de padrão internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário