quinta-feira, 17 de maio de 2012

I Seminário da Fotografia no Ceará


Fórum da Fotografia Ceará comunica a realização do I Seminário da Fotografia no Ceará na cidade de Fortaleza, no período de 1 a 3 de junho de 2012. O evento tem como objetivo mobilizar fotógrafos e agentes da cadeia criativa da fotografia a fim de fortalecer e dinamizar esse segmento no estado, por meio da intensificação da troca de conhecimentos e experiências.
O encontro será uma oportunidade de discutir a realidade da fotografia em todo o Ceará, identificar demandas e elaborar propostas de ações estratégicas.
Esses resultados serão sistematizados para uma participação proativa no Ennefoto.12: Encontro Norte Nordeste de Produtores Culturais da Fotografia a ser realizado na cidade de Belém do Pará, de 14 a 16 de junho deste ano; e, posteriormente, no II Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil, que será realizado em Fortaleza, em agosto de 2012.
Fotógrafos, estudantes, pesquisadores e produtores culturais da fotografia estão convidados para este amplo debate. Como a capacidade do evento é limitada a 100 participantes, abriremos inscrições por meio do endereço eletrônico http://www.forumdafotografiace.net/seminario. Após análise da ficha de inscrição, confirmaremos as participações por e-mail. A distribuição regional dos representantes será considerada para a definição dos selecionados.
Os 100 participantes terão hospedagem e alimentação custeadas pela organização do Seminário. Cada um dos selecionados será responsável por seu transporte até o local do evento em Fortaleza, no Sesc Iparana. Se necessário, poderá solicitar uma carta-convite nominal para justificativa de ausência no trabalho e/ou captação de apoio para passagem.
A programação será composta por palestras e grupos temáticos que discutirão difusão, políticas públicas, memória, formação e projetos socioculturais da fotografia. Haverá plenária final para definição e registro das ações a serem adotadas para a elaboração de um plano setorial da fotografia no Ceará.Programação prevista - Sujeita a alterações
Sexta-feira, 1 de junho 17h30 a 18h30 - Credenciamento Entrega de pastas e crachás; definição de grupos de trabalho 18h30 a 19h30 - Jantar 20h Abertura Palestra “Economia da Cultura e Economia da Fotografia”
Sábado, 2 de junho 8h a 12h - Grupos de trabalho 1. Difusão e comunicação 2. Formação e projetos socioculturais 12h a 14h - Almoço 14h a 18h - Grupos de trabalho 3. Políticas para fomento e financiamento 4. Memória das produções histórica e contemporânea
Domingo, 3 de junho 8h30 - Abertura
Apresentação “Linhas de financiamento e fomento à cultura” 10h a 12h30 - Plenária final Exposição e discussão das diretrizes e propostas elaboradas nos GTs
Em 2012, o Ceará ocupa lugar de destaque no cenário fotográfico nacional e promove eventos inéditos, com a perspectiva de produzir conhecimento sobre a fotografia cearense e estabelecer novas trocas de experiências no setor. Portanto, é fundamental a participação de todos para o sucesso dessas iniciativas e o fortalecimento da fotografia.
Acompanhe as atualizações no site do evento. Estamos abertos para receber sugestões e esclarecer quaisquer dúvidas.
Cordialmente,
Coordenação do Fórum da Fotografia
Comissão Organizadora
Promoção
Fórum da Fotografia Ceará
Realização
Ifoto – Instituto da Fotografia Imagem Brasil Instituto Cultural Anima
Apoio Cultural
Secult – Secretaria da Cultura do Ceará Secultfor – Secretaria de Cultura de Fortaleza Centro Cultural Banco do Nordeste Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sesc – Serviço Social do Comércio Gráfica LCR
Parceria
RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil
Contatos e Informações
Glicia Gadelha - (85) 8820 0083 Igor Grazianno - (85) 8850 0999; 9652 4593 Patricia Veloso - (85) 8878 7021 Roberta Felix - (85) 8865 4834 Clara Machado - (85) 9903 6966 Nívia Uchoa - (88) 9612 7485; 8855 2267

Poesia da Luz  - Fotografia

Nívia Uchôa


(88) 96127485 / 88552267


Twitter  @Nivia_Uchoa 
Skype   nivia.uchoa








O Seminário

Apresentação
A fotografia do Ceará tem se destacado no circuito nacional desde a década de 1950, com o pioneirismo de Chico Albuquerque, até a diversidade de experimentações dos autores contemporâneos. A despeito dos méritos criativos, os fotógrafos cearenses enfrentam dificuldades em projetar suas produções fora do estado. Nos últimos anos, movimentos de reorganização, com a constituição do Instituto da Fotografia (Ifoto) em 2004 e do Fórum da Fotografia – Ceará em 2011, demonstram a intensificação das ações coletivas em busca de agregar agentes e fortalecer iniciativas do setor.
Essa mobilização evidenciou a necessidade de reunir os autores e produtores do segmento para discutir o cenário local, a fim de reconhecer o perfil da Fotografia Cearense e debater sobre demandas, estratégias e propostas para o desenvolvimento dessa linguagem.
O Seminário da Fotografia no Ceará foi idealizado pelo Fórum da Fotografia para realizar esse intercâmbio de experiências e idéias, além de traçar o primeiro mapeamento amplo da produção fotográfica no Estado. As propostas são articular agentes de diversos setores da cadeia criativa da fotografia em todas as regiões; sistematizar informações sobre o perfil da produção cearense; identificar potencialidades e demandas e iniciar discussões para a elaboração de um plano setorial para a fotografia no estado.
Esses temas serão debatidos em grupos de trabalho relacionados a difusão, formação, memória, políticas públicas e economia da fotografia, integrando o Ceará às pautas nacionais do segmento. Os resultados serão encaminhados para a participação pró-ativa do estado nos encontros da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil (RPCFB): em maio deste ano, o Encontro Norte e Nordeste, em Belém-PA; e em agosto, o II Encontro da RPCFB, o qual deve reunir em Fortaleza produtores culturais de todo o país.
Apoiados pelos Fóruns Regionais de Cultura, pretendemos mobilizar 100 fotógrafos e produtores culturais de Fortaleza e demais municípios para este amplo debate, com data prevista para 27 a 29 de abril de 2012.
Justificativa
Os próprios cearenses não conhecem o potencial do que é realizado dentro do estado. Sobre aspectos históricos ou estéticos, há poucas informações organizadas à disposição; as fontes do que se sabe atualmente são principalmente os relatos de pesquisadores, produtores e fotógrafos. Nos últimos anos, vários eventos trouxeram oportunidades para trocas de ideias e amadurecimento de talentos; porém, além de pontuais, a maior parte dessas iniciativas se concentra na capital. Portanto, compreende-se que não é fácil ter acesso a um conjunto da obra dos fotógrafos cearenses, identificar de imediato quais autores se destacam ou a que tipo de fotografia têm se dedicado; onde estão, como aprendem, se conseguem obter o devido reconhecimento de seus trabalhos; em que categorias se distribui a produção; qual o potencial de desenvolvimento do mercado da arte fotográfica no estado, entre outras questões.
O Seminário da Fotografia no Ceará propõe uma ação inédita para construir e sistematizar conhecimento sobre a cadeia criativa da Fotografia com participação de agentes de todo o estado. Promovido pelo Fórum da Fotografia – Ceará, o seminário cumprirá ainda o propósito de possibilitar um grande encontro para a discussão efetivamente representativa de questões que interessam ao desenvolvimento do setor, visando contribuir para a construção de políticas públicas e iniciar a elaboração de um plano setorial para a fotografia no estado.
As articulações e mobilizações do Fórum da Fotografia têm criado interessantes oportunidades de interlocução entre o nosso estado e os pólos produtores da fotografia no país. Em 2012, o Ceará ocupará lugar de destaque no circuito fotográfico brasileiro, pois se prepara para participar de eventos regionais e nacionais. Os resultados do Seminário serão apresentados no Encontro Norte Nordeste da RPCFB, momento em que 16 estados vão traçar um panorama atualizado da fotografia nas duas regiões. Esse movimento se expande no II Encontro da Rede, o qual vai trazer a Fortaleza 250 realizadores da cultura fotográfica de todo o Brasil a fim de discutir estratégias para o desenvolvimento de atividades ligadas ao processo de criação, produção, divulgação e circulação da fotografia no país.
Iniciativas como esta possibilitarão que a fotografia cearense avance para o merecido reconhecimento, engrandecendo a tradição já conquistada e cumprindo o próprio objetivo da obra artística: não ficar restrita ao local em que foi criada, mas alcançar novos espaços, possibilitar intercâmbios, ampliar conhecimentos e experiências.
Objetivos
Objetivo geral
Esta proposta tem como objetivo mobilizar fotógrafos e agentes da cadeia criativa da fotografia no Ceará a fim de fortalecer e dinamizar a produção fotográfica no estado, por meio da intensificação da troca de conhecimentos e experiências.
Objetivos específicos
• Reunir agentes da cadeia criativa da fotografia para mapear, atualizar e sistematizar as informações sobre o perfil da produção cearense;
• Estabelecer articulação com os fóruns regionais de cultura para reforçar o envolvimento desses realizadores com a política cultural do estado;
• Iniciar as discussões para a elaboração de um plano setorial para a fotografia no estado, visando a consolidação de políticas públicas específicas da área;
• Preparar participação no Seminário da Fotografia das Regiões Norte e Nordeste e no II Encontro da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.
Participação e Programação
O Seminário da Fotografia no Ceará será realizado na cidade de Fortaleza, em dois dias de programação, previstos para o mês de abril de 2012 (data limite para o encaminhamento de conteúdos para o encontro regional). Teremos a participação de 100 agentes, entre fotógrafos, pesquisadores e produtores culturais da fotografia.
A metodologia de trabalho será a divisão em cinco grupos temáticos que discutirão sobre difusão, formação, memória, políticas públicas e economia da fotografia. Será formada uma plenária final para a definição das ações estratégicas a serem adotadas, as quais serão registradas em documento.
Entre as atividades previstas, haverá também palestras de convidados que abordem questões atuais de interesse do segmento e projeções fotográficas dos autores participantes.
Público Alvo
Aproximadamente 100 pessoas, incluindo fotógrafos, produtores culturais e pesquisadores da fotografia no Ceará; entre residentes da capital e dos demais municípios.

       


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário