sábado, 8 de outubro de 2011

sobre luiz hermano


Por andre eichemberg


“A arte existe para que a verdade não nos destrua.” Nietzsche.
Luiz Hermano é um artista nascido no Ceará, 1954, sendo um dos importantes artistas brasileiros na atualidade. Seu universo passa por sua infância, suas origens, cultura e paisagem regional até as questões cibernéticas e digitais da era contemporânea.
A arte de Luiz Hermano seria antes de tudo, uma pré-coisa, um antes, anterior, estado gestativo de alguma matéria em formação. Anterior a forma ou de um conceito, podemos dizer que Hermano nos coloca nesse estado de arte que emerge do diálogo entre a infância e o universo que nos rodeia, isto é, a vida.
Trata-se de uma experiência quase-criança dentro de nós, de tudo aquilo que escapou na infância, ou modificou durante o tempo; universos que se dobram: ora madeira, ora música, mas onde estávamos ontem à noite?
Brinquedinhos de madeira e de plástico, cabeças de cavalo, esponjas, centenas de boizinhos, joaninhas, sapos coloridos, máquinas do tempo, capacitores, arames, submarinos… Hermano brinca de loucura possível, cria uma rede temporal criadora, onde tudo é novo e memória, rearticula o objeto de arte para o campo do afeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário